sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Extreme fashion: Guy Bourdin







Nascido em 1928, Paris. Sua caminhada pelo universo fotográfico começou quando ele foi chamado para servir a força aérea da França no Senegal. Ali recebeu treinamento para se torna um fotógrafo de guerra. Experiência que mais tarde seria usada para incrementar a fotografia fashion.
Quando Bourdin volta a Paris começa a clicar para campanhas publicitárias e depois se torna o principal fotógrafo da Vogue Francesa por 30 anos.
Incomum, todas suas fotos trazem uma peculiaridade. Abusa de temas fortes com intuito de gerar um assunto subliminar.
Acompanhando a Vogue as publicações de Guy nunca perderam o glam, o ar Blasé das fotos eróticas, tudo muito chic e um tanto instigante. Principalmente se consideramos a época. Sem photoshop ou recursos gráficos a proposta surreal das fotografias com uma pedida grotesca torna sua visão ainda mais interessante. Afinal, modelos viciadas cheirando um vestido branco... O que pode ser mais controverso para uma publicidade?
Guy Boudin morreu em 1991 e seus trabalhos, alguns inéditos, estão expostos em NY, outros pertencem a celebridades como Sir Elton John.
O site dele traz uma surpresa bacanérrima ao estilo de Bourdin. Para quem quiser:
www.guybourdin.org

Um comentário:

gkrieger disse...

Daniela, legal. Novos textos e ótimos textos. O blog tem uma mistura muito interessante de sofisticação,informação e uma certa dose de maldade.